segunda-feira, 15 de novembro de 2010

BETERRABA: ALÉM DE REDUZIR A PRESSÃO ARTERIAL, DIMINUIR O RISCO DE AVC, SEU SUCO AUMENTA A RESISTÊNCIA FÍSICA



O teor de nitrato de suco de beterraba é a causa subjacente de seus benefícios na redução da pressão arterial, segundo pesquisa da Queen Mary University of London. O estudo, publicado online na revista Hypertension da American Heart Association (http://hyper.ahajournals.org/cgi/content/abstract/56/2/274),  descobriu que a pressão arterial foi reduzida em 24 horas, em pessoas que  beberam o suco de beterraba.

A pesquisa revela uma boa notícia para as pessoas com pressão arterial elevada (hipertensão), que pode agora ser capaz de usar uma nova abordagem "natural" para reduzir seu risco de doença cardiovascular (incluindo ataques cardíacos e AVC) - o maior assassino do mundo.

O autor do estudo Amrita Ahluwalia, Professor de Biologia Vascular no William Queen Mary Harvey Research Institute, disse que a investigação foi capaz de demonstrar que o nitrato encontrado em suco de beterraba foi a causa de seus efeitos benéficos sobre a saúde cardiovascular, aumentando os níveis do gás de óxido nítrico na circulação.

Além de diminuir o risco de doenças cardíacas, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e aumentar a resistência física, um novo estudo revela que o suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Segundo os pesquisadores, o vegetal é uma promessa para combater a progressão da demência. Cientistas da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, investigavam os efeitos dos nitratos encontrados na beterraba.

"Houve vários estudos que mostram que beber suco de beterraba pode baixar pressão sanguínea, mas queríamos mostrar que também aumenta a perfusão (bombeamento de um líquido através de um órgão), ou fluxo sanguíneo para o cérebro", disse o professor que conduziu a pesquisa, Daniel Kim-Shapiro, segundo a publicação inglesa Daily Mail.

Altas concentrações de nitratos são encontrados na beterraba, assim como no aipo, repolho, espinafre e alface. Quando você come alimentos ricos em nitrato, as boas bactérias na boca passam de nitrato para nitrito. Segundo a versão eletrônica do Daily Mail, o estudo descobriu que os nitritos podem ajudar a abrir os vasos sanguíneos do corpo, aumentando o fluxo sanguíneo e de oxigênio especificamente para lugares que estão faltando. No entanto, este foi o primeiro estudo sobre o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro.

No estudo, publicado no jornal Nitric Oxide Society, os pesquisadores analisaram 14 adultos com 70 anos, durante quatro dias, que incluíram nitratos na dieta. Eles foram aleatoriamente divididos em dietas ricas em nitrato, incluindo suco de beterraba ou uma dieta com baixo nitrato para os dois primeiros dias. Todos os dias, após o almoço, passaram por ressonância magnética para registrar o fluxo de sangue no cérebro de cada indivíduo.

Entre o terceiro e quarto dias do estudo, os pesquisadores substituíam as dietas e repetiram o processo. A ressonância magnética mostrou que, após comer uma dieta rica em nitrato, os idosos tiveram aumento do fluxo sanguíneo para a substância branca dos lobos frontais - as áreas do cérebro normalmente associada à degeneração que leva à demência e outras doenças cognitivas.

 “Acredito que esses resultados são consistentes e encorajadores - de que uma boa dieta consistindo em muitas frutas e vegetais podem contribuir para boa saúde geral”, disse o pesquisador que coordenou o estudo. De acordo com o especialista, isso pode “levar a intervenções que poderiam melhorar a saúde funcional cognitiva e física dos idosos”. Por isso, apesar de mais estudos serem necessários para confirmação, a equipe está investindo no desenvolvimento de um novo suco de beterraba mais nutritivo e saboroso.

Fonte: Nitric Oxide: Biology and Chemistry. Novembro de 2010.or David Menezes, sexta, 5 de novembro de 2010 às 01:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário